A edição de quarta-feira, 23, do Diário Oficial de Gurupi trouxe o aviso de licitação para a concessão do serviço de transporte coletivo do município. A concorrência pública ocorrerá no dia 20 de março, às 9 horas, na Sala de Licitações da Secretaria Municipal de Administração, no Centro Administrativo do Paço. A licitação começará exatamente dois anos depois de a interrupção do serviço na cidade, em março de 2020.
Menor tarifa ao usuário é o critério e subsídio do Paço
Segundo a Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), a menor proposta da tarifa do transporte coletivo ao usuário será vencedora e poderá iniciar o serviço já em abril. A AMTT adianta ainda que o Paço pode dar à futura concessionária um subsídio por até 18 meses.
Incentivo para que boas empresas possam competir
Presidente da AMTT, Jenilson Alves ressaltou a importância deste subsídio. “É importante ressaltar que conseguimos ter um aporte financeiro por parte do Executivo, já contemplado no orçamento de 2022, o que possibilitou o incentivo a essas empresas, pois o que gerava muita insegurança para quem vinha investir era a possibilidade de inviabilidade do negócio. Esse aporte financeiro somado a arrecadação das tarifas dos usuários é um incentivo e faz com que a gente tenha um serviço de qualidade e que boas empresas possam vir competir”, disse por meio da assessoria.
Veículos novos
O presidente da agência lembra ainda que a licitação exige veículos novos e modernos. “A empresa precisará ter seis veículos novos para atender a cidade com cinco rotas definidas em áreas estratégicas, sendo que são veículos modernos para atender nossa comunidade. Eles deverão ter recursos tecnológicos como localizadores (GPS) para que possamos ter aplicativos para monitorar os tempos de paradas em cada ponto de ônibus. Assim conseguiremos, com essa proposta, ter um serviço de qualidade em nossa cidade”, afirmou.