O defensor público Sandro Ferreira decidiu recomendar à Prefeitura de Ananás a cessão de um aparelho respirador sem utilização para o Hospital Regional de Araguaína (HRA). A máquina é essencial para atender pacientes de Covid-19 em estado grave. O ofício esclarece que o empréstimo seria pelo período de seis meses.
Ananás não recebe pacientes de Covid-19
Na avaliação de Sandro Ferreira, a proposta é viável tendo em vista que o Hospital Municipal de Ananás não suporta o atendimento a possíveis vítimas de Covid-19 em estado grave, o que diz ter sido foi relatado pela própria unidade hospitalar, ao passo que o HRA já tem pacientes da doença e com o fluxo em curva crescente de casos.
Mais uma chance de vida
Sandro Ferreira argumentou o pedido em material da Defensoria. “É um equipamento que neste momento não atende nenhum paciente – e nem poderia atender pela atual estrutura e perfil do hospital em que está armazenado. Por outro lado, este mesmo equipamento pode. em Araguaína, significar mais um leito com estrutura similar de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], mais uma chance de vida para os nossos pacientes graves”, disse.
Araguaína tem 2º maior número de pacientes
Araguaína chegou a 46 casos de Covid-19 e é a segunda cidade em número de pacientes com a doença no Tocantins. Ananás não registrou diagnosticados com o coronavírus. A Coluna do CT tentou contato com o município para verificar a disponibilidade da cessão, mas não obteve sucesso.