Levar os estudantes a defenderem seus interesses é o objetivo de um Grêmio Estudantil. Para que isso seja feito de forma adequada, a Secretaria da Educação (Seduc) vem apostando na formação dessas organizações. Na última segunda-feira, 22, foi a vez dos alunos da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Porto Nacional receberem as orientações sobre a agremiação. Cerca de 200 alunos participaram das palestras realizadas no auditório do Espaço Cultural Vicentão, em Porto Nacional.
Durante a formação eles apresentaram um plano de trabalho para a gestão. O presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Matheus Ferreira, entende a importância de representar e dar voz a vários estudantes. “Sabemos que esse trabalho é muito importante dentro da escola, por isso estamos aqui para aprender cada vez mais. Só temos a agradecer”, afirmou.
O secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes, lembrou a responsabilidade dos integrantes de cada grêmio. “Os participantes são representantes máximos dos estudantes de cada escola. Fico muito feliz em participar de um momento tão importante como esse”, ressaltou Edinho, que já fez parte de agremiações em sua época de escola.
A DRE de Porto Nacional conta com 42 escolas, localizadas em 13 municípios. A diretora da regional, Araides Pinto de Almeida, ressaltou a relevância dos grêmios para o protagonismo juvenil. “Esta é uma boa ocasião para compartilhar ideias, para orientar e incentivar os estudantes a participarem dos grêmios estudantis”, enfatizou.
Implantação de Grêmios
No início de 2022 existiam cerca de 60 grêmios estudantis instituídos nas escolas estaduais do Tocantins. Depois de um intenso trabalho desenvolvido pela Seduc, a rede estadual de ensino conta agora com mais de 400 grêmios nas unidades escolares. No Tocantins, a Lei Estadual nº 763, de 26 de junho de 1995, regulamenta e dá legitimidade a essas organizações formadas pelos estudantes. (Da assessoria de imprensa)