O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), esteve reunido nesta quarta-feira, 6, com o engenheiro civil Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente da Associação Internacional de Túneis e referência internacional no setor. Mestre e doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), Celestino apresentou estudos e ideias para viabilizar soluções inovadoras de mobilidade na Capital.
CORREDOR DE TRANSPORTE COLETIVO DE PALMAS
O encontro teve como foco o projeto do Corredor de Transporte Coletivo de Palmas, uma das principais iniciativas estruturantes do município, e abordou estratégias para eliminar gargalos viários, especialmente nas rotatórias que concentram o tráfego na região central.
“FELIZMENTE A TECNOLOGIA DE TÚNEIS EVOLUIU BASTANTE”
Celestino apresentou a proposta de um túnel subterrâneo na Praça dos Girassóis, considerado um projeto inovador que poderá transformar a paisagem urbana e evitar futuros congestionamentos com o crescimento populacional e da frota de veículos. “Felizmente a tecnologia de túneis evoluiu bastante. É um projeto inovador, que muda a realidade e a paisagem da Capital. Palmas está pensando a cidade na hora certa, antes que os problemas cheguem”, destacou o especialista.
“SOLUÇÕES SUBTERRÂNEAS É OUSADA”
“Quando meu pai pensou Palmas, ele vislumbrou o futuro. Agora, estamos pensando em projetos que também olham para frente, para uma cidade mais moderna e acessível. A ideia de integrar soluções subterrâneas é ousada, mas possível”, afirmou.
“CIDADE DO IMPOSSÍVEL”
O prefeito relembrou que “Palmas sempre foi chamada de ‘a cidade do impossível’”. “Mas aprendemos que, com planejamento e coragem, aquilo que parecia inviável pode se tornar realidade. Estamos aqui para avaliar a viabilidade de dois túneis que desafogariam o trânsito na área central. Hoje, pode parecer um sonho, mas é um sonho possível”, pontuou.