Na última edição da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 2022, Palmas ficou em 1º lugar no resultado dos anos finais entre as capitais de todo o país, registrando a média 5,6, e em 2º lugar, entre as capitais, no resultado dos anos iniciais, obtendo média de 6,1. Para ampliar o bom desempenho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início neste mês ao projeto ProIdeb 2023, que contempla ações de dentro das unidades educacionais para estimular a aprendizagem e promover capacitação aos educadores de toda a rede.
A primeira etapa do ProIdeb tem sido o planejamento direcionado das atividades, que serão implementadas no decorrer do ano letivo. Dentre as iniciativas, estão gincanas, intercâmbios entre escolas, ciclos de formações, premiações e elaboração de calendário para preparação dos alunos que irão participar das avaliações da rede de ensino da Capital.
A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Anice Moura, explica que este ano, a proposta de avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), que é uma programação importante dentro do processo de avaliação da educação de Palmas, na qual contempla os componentes curriculares de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas nas turmas de 2º, 5º e 9º anos, terão ajustes que as escolas farão com base nas deficiências e eficiências apontadas pelo último Ideb.
Anice lembra que as informações fornecidas pelos resultados do Ideb, assim como os de outras avaliações, permitem ter uma referência para analisar as estratégias didáticas usadas nas escolas e os critérios utilizados na aprovação e reprovação dos alunos. “Estamos empenhados para que as equipes consigam trabalhar os conteúdos com os nossos alunos, com foco principal na aprendizagem, e também com o olhar na avaliação das variáveis responsáveis pelas notas obtidas, pois elas servem de guia nas intervenções que serão feitas no decorrer do ano”, ressaltou a superintendente. (Da assessoria e imprensa)