A campanha à Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) da chapa “Acolhimento e União” destaca que uma possível eleição de Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem a tornaria a quinta mulher negra a assumir a Reitoria da uma instituição público de ensino superior no País e a primeira no Estado.
REPRESENTATIVIDADE
O Tocantins tem 13,2% de sua população autodeclarada preta, segundo o IBGE, sendo o terceiro maior percentual do Brasil, atrás apenas da Bahia e do Rio de Janeiro. Além disso, mais de 80% dos estudantes da UFT vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica — um dado que reforça a urgência de uma gestão voltada à equidade e ao combate às exclusões estruturais no ambiente universitário. “Existe uma universidade para além da sala de aula”, afirma Maria Santana. “É aquela que alcança a comunidade, que se compromete com os desafios sociais e que transforma realidades com conhecimento, diálogo e humanidade”, afirma.
CHAPA
Maria Santana concorre ao cargo de reitora pela “Acolhimento e União”, ao lado do professor Marcelo Leineker, candidato a vice-reitor. A votação será por meio de consulta à comunidade acadêmica — com participação de professores, estudantes e técnico-administrativos — via sistema digital em plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A proposta da chapa defende uma universidade que escuta, acolhe e inova, com foco na redução das desigualdades, no fortalecimento da extensão universitária e na integração da UFT com as demandas reais da sociedade tocantinense.
PERFIL
Antes de se candidatar à reitoria, Maria Santana ocupou o cargo de Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, onde liderou iniciativas voltadas à inclusão social e ao fortalecimento de políticas públicas. Entre os projetos de destaque sob sua coordenação estão a Rede de Cidadania e Direitos Humanos e a Incubadora Social, ambos direcionados ao atendimento de populações em situação de vulnerabilidade. Sua atuação reafirma o compromisso com uma universidade pública mais inclusiva, participativa e socialmente responsável.