O Sisepe-TO (Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins) foi construído com muita luta, trabalho e empenho dos primeiros servidores públicos do nosso Estado.
O sindicato sempre teve uma característica de alternância no comando da gestão, diálogo com os governos e enfrentamento duro quando necessário. A sua criação e seu fortalecimento não é de agora e tampouco pode ser limitada aos últimos 15 anos.
Pelo contrário, apagar a memória do sindicato é antiético, desrespeitoso e não segue qualquer preceito democrático.
Muito do que existe hoje na nossa entidade, a mais poderosa e forte do Estado, devemos a tudo aquilo que foi construído no passado.
O mais difícil, obviamente, foi o começo. Aí entra o trabalho do ex-presidente Luiz Tadeu Nardes, segundo gestor da instituição, mas de fato o presidente que colocou tudo para andar.
Ele consolidou o Sisepe, encampou os primeiros embates contra o governo do Estado, comandou a luta sobre a polêmica do Concurso dos Pioneiros e, acima de tudo, estruturou a entidade a tal ponto de deixar mais de R$ 100 mil em caixa (estamos falando de 1995, ano no qual o real era tão valorizado quanto o dólar) para a construção da sede do sindicato.
Depois disso, outros gestores vieram, sempre com alternância de poder. Um sindicato existe para o servidor, para lutar pelos direitos dos servidores e defender os trabalhadores. Jamais pode servir para a perpetuação no cargo.
Claro, nestes 30 anos temos muito a comemorar. São três décadas, é muito tempo, o contingente de servidores efetivos do Estado é muito grande.
Mas essa comemoração é limitada. Hoje, estamos sem data-base, algo que não podemos admitir. O nosso plano de saúde está capenga, sem atendimento no interior, mesmo ele sendo cobrado mensalmente nos salários dos servidores.
O Igeprev-TO (Instituto de Gestão de Previdenciária do Tocantins), que era para ser a garantia do nosso futuro, é alvo de frequentes ataques, investigações de má gestão e desfalques que podem comprometer o nosso futuro.
Essas situações não estão certas. Precisamos de mudança, democracia e transparência!
Viva longa ao Sisepe!
ELIZEU OLIVEIRA
Candidato a presidente pela chapa “Por um Novo Sisepe”