Apesar dos constantes acidentes registrados na Capital, é Araguaína que começa a receber uma proteção em volta dos postes de energia elétrica para amortecer o impacto de veículos em caso de colisão com as estruturas de concreto da iluminação pública. Conforme a prefeitura, 30 pontos da cidade receberão estes bloqueios, sendo a Avenida Maranhão, na Vila Nova, o primeiro contemplado.
Evitar transtornos
O amortecimento de impactos nos postes de energia ocorre em razão do material das defensas, que são fabricadas com camadas de concreto, brita e borracha tipo EVA (Etil, Vinil e Acetato). De acordo com o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Frederico Prado, a medida pretende trazer mais segurança aos condutores no trânsito, além de evitar danos ao patrimônio público. “Ficamos muito felizes de receber esse projeto em Araguaína que promete reduzir o impacto na nossa rede elétrica, ocorrências que são muito comuns, dessa forma evita transtornos aos moradores e danos para os condutores que se envolverem nesse tipo de acidente”, afirmou o secretário.
Ação é da concessionária
A ação é realizada pela concessionária Energisa, com orientação e fiscalização da prefeitura. Para realizar a instalação, os profissionais estão analisando as condições técnicas. “Estamos indo a campo para verificar o tamanho das calçadas, porque se for estreita não podemos instalar, pois queremos garantir a segurança, mas sem prejudicar a acessibilidade”, explicou o coordenador de Distribuição e Manutenção, Michael Alvarenga.