O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) cumpre agenda em Araguaína nesta sexta-feira, 25, e sábado, 26, em Araguaína. Os primeiros compromissos foram com a inauguração de equipamentos educacionais e autorização para reforma de Centro de Ensino Médio (CEM), além da entrega do Projeto de Regularização Fundiária (Reurb) da Vila Couto Magalhães, um dos bairros mais antigos do município.
Vila Couto Magalhães
Fruto do termo de cooperação técnica entre o governo estadual e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A regularização coloca a Vila Couto Magalhães oficialmente no Plano Diretor Urbanístico de Araguaína. O local, que corresponde à área total de 125.961,41 metros quadrados, ainda pertencia à Companhia de Habitação do Estado de Goiás. A região é um dos bairros mais antigos e, para o prefeito Wagner Rodrigues (SD), o momento foi histórico. “A área se encontrava na situação desde os anos 80”, disse à Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Regularização beneficia 319 famílias
O presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Aleandro Lacerda, explica que, com o projeto em mãos, o prefeito de Araguaína publicará um decreto declarando que o setor se enquadra no Reurb. “Após o decreto, a Prefeitura já poderá dar entrada no cartório de registro de imóveis para então emitir a certidão de regularização fundiária da Vila Couto Magalhães, beneficiando 319 famílias”, explicou. “Isso é um compromisso do nosso governo. Nós temos feito esse trabalho em parceria com os municípios e é de muita satisfação regularizar essa área em Araguaína. Agora, o morador do bairro pode ter autonomia sobre o local onde mora”, comemorou ainda Wanderlei Barbosa.
Rede de ensino
Wanderlei Barbosa também esteve no Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira para fazer a inauguração da estrutura batizada de “Espaço Maker”. O investimento de R$ 347.002,90 constitui-se em um local equipado com chromebooks, notebooks, acesso à internet de alta velocidade para atividades online e outros. O local conta ainda com a conectividade adequada para as atividades formativas tecnológicas dos professores e estudantes.
Espaço voltado para formação de professores e experimentações
O titular da Secretaria da Educação (Seduc), Fábio Vaz, salientou que Araguaína foi a primeira cidade a contar com o “Espaço Maker” e adiantou que, nos próximos dias, uma nova unidade será inaugurada em Gurupi. “É um espaço voltado para a formação de professores e para experimentações. Incentiva a criatividade e a tecnologia. Ali, queremos discutir ambiente de robótica. Não tem como discutir educação sem tecnologia”, ressaltou.
Reforma
Ainda na área da educação, o governador assinou ordem de serviço para a construção do refeitório e a reforma do CEM Benjamim José de Almeida. As obras estão orçadas em R$ 1.544.280,29, recursos oriundos do Tesouro Estadual. “”É uma satisfação lançar e entregar obras tão importantes como essas. As escolas são locais de preparação para o futuro e precisam oferecer essas condições. O nosso papel é esse, oferecer ambientes saudáveis”, afirmou Wanderlei Barbosa durante a programação no município.