O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) participou na manhã desta segunda-feira, 5, do Café da Transparência na Controladoria Geral do Estado (CGE). Na ocasião, a entidade apresentou ofício com 26 proposta ao Portal da Transparência e outros quatro pontos de ajustes em relação às respostas dadas aos pedidos de informações enviados pelos cidadãos.
Plansaúde e Unitins
Entre as sugestões do sindicato está a inclusão de dados relativos ao Plano de Assistência à Saúde do Servidor (Plansaúde), desde a composição da diretoria e conselhos, auditorias, despesas, servidores, ações e programas, convênios, licitações e contratos. Também foi solicitada a inclusão de informações da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).
Funcionalismo
Em relação aos dados dos servidores, o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, argumentou que é fundamental ter um detalhamento da folha de pagamento que apresente o número de servidores ocupantes de cargos efetivos, comissionados, contratos temporários, cedidos e requisitados, bem como os valores pagos.
Contratos
Também foi solicitada a publicação, dentro do prazo, os relatórios Resumidos da Execução Orçamentária (RREO), além da relação de todos os contratos e aditivos firmados pelo governo do Estado, e as licitações em andamento, já realizadas, dispensa de licitação. Ainda foi abordada sobre a lentidão do Portal da Transparência e sua linguagem que dificulta o acesso e entendimento do cidadão.
Proposta serão avaliadas
Segundo o Sisepe, o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, afirmou que avaliará as ponderações e se comprometeu em fazer alterações importantes, como a disponibilização do detalhamento da folha de pagamento.