A consulta pública do Plano Plurianual para atender 14 municípios da a região nordeste do Tocantins foi realizada nesta terça-feira, 3, em Guaraí, no Colégio Oquerlina Torres. Presente no evento, o governador Mauro Carlesse (DEM) destacou a importância de ouvir as comunidades – em especial as menos favorecidas – e ressuscitou discurso utilizado por eles na eleição em que saiu vitorioso. “Sou um municipalista e acredito que as políticas públicas devem ser voltadas para melhorar as condições de vida do povo. É para ele que trabalhamos”, afirmou.
Anfitriã elenca prioridades
Anfitriã, a prefeita Lires Ferneda (PSDB) comemorou a programação. “É um momento importante e Guaraí fica muito honrado em contribuir para a construção do PPA. Guaraí desponta como uma cidade polo e queremos implantar o distrito industrial, melhorar o hospital local e implantar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] para melhorarmos o atendimento da saúde”, elencou.
Governos não executam prioridades
Prefeito de Itapiratins, Márcio Pinheiro (PSD) criticou as consultas públicas realizados por outras gestão em material enviado pela Secretaria de Comunicação do Estado. “Os governos nunca executam o que se prioriza, mas acredito que a atual gestão vai mudar essa realidade e é por isso que estou aqui. A nossa região é muito atrasada em termos da presença do poder público estadual e o que eu friso é a questão da infraestrutura rodoviária, para escoamento da produção”, relatou.
Municípios consultados
Participam da consulta os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Colméia, Fortaleza do Tabocão, Goinaorte, Guaraí, Itacajá, Pedro Afonso, Pequizeiro, Recursolândia, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins e Tupirama e Itapiratins.
Entenda
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, previsto na constituição, que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do Estado