Representantes dos 13 municípios da região Noroeste do Tocantins se reuniram para debater os programas e ações prioritárias no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA). A população destas cidades definiram uma prioridade em cada eixo e, posteriormente, escolheram a mais urgente destas, sendo a saúde o tema escolhido. Todas as ações passarem por avaliações de viabilidades técnicas e financeiras e poderão integrar o PPA.
Prioridade das prioridades
Qualificar a rede pública hospitalar nos serviços de urgência e emergência com ampliação da oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), UTI Neonatal, reabilitação, integrando assistência hospitalar com uma política de tratamento em domicílio articulada com a atenção básica por meio de eficiente regulação foi apontada como a ação mais relevante em votação realizada após argumentações sobre o que é importante e necessário ao desenvolvimento socioeconômico da região.
Outras temáticas
Outras prioridades também foram elencadas em cada eixo, entre elas está o repasse financeiro para a oferta dos serviços e benefícios na proteção básica e especial; valorização dos profissionais da educação; fortalecimento da política estadual de educação ambiental; apoio na regularização fundiária urbana e rural e investimento na estradas vicinais.
Participantes
Participaram das atividades representantes de Arapoema, Bandeirante, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Palmeirante, Pau D’Arco, Presidente Kennedy e Tupiratins.