O governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) assinou na manhã desta sexta-feira, 26, o Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da Polícia Pena do Tocantins (PL 13 de 2021,). A medida põe fim a uma luta que já durava quatro anos pela regulamentação da profissão. O texto segue para apreciação na Assembleia Legislativa.”Nós temos confiança no trabalho que prestam e tudo o que nós pudermos fazer para que as carreiras estejam regularizadas, para melhorar a infraestrutura e o aparelhamento que precisam para trabalhar, com certeza nós iremos fazer”, disse em discurso.
Reconhecimento e valorização pelo trabalho prestado
Secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis argumenta que o texto é uma maneira de reconhecer os serviços prestados pelos policiais penais no Tocantins. “Mais da metade dos nossos presos trabalham, estudam e estamos há um ano sem registro de fuga; então essa valorização vai ao encontro do trabalho prestado pelos policiais penais e o governador reconheceu isso com o Projeto de Lei aqui assinado”, destacou.
Equipamentos
Durante o ato de assinatura do projeto, foram entregues, aos policiais penais, 935 pistolas Ts9, calibre 9mm Taurus; acessórios e peças sobressalentes, como porta-carregador e coldre; além do curso de armeiro na Fábrica da Taurus previsto para janeiro de 2022. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Penitenciário do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Ainda nesta sexta-feira, 26, foi entregue uma viatura Logan especial, adaptada com bebê conforto, para fortalecimento da política de atenção às mulheres privadas de liberdade.