O bispo diocesano dom Giovane Pereira de Melo, de Tocantinópolis, expediu recomendações nesta quinta-feira, 19, para prevenção ao novo coronavírus em que suspende a realização de grupos de oração grupo de terço dos homens e mulheres e grupos similares, reuniões semanais das associações Legião de Maria e Apostolado da Oração, assim como as visitas que essas duas associações costumam realizar semanalmente; encontros de formação, escola de teologia para leigos, treinamento de catequistas, encontros catequéticos e congressos.
Missas breves e com até 50 pessoas
Os fieis estão dispensados de participar das missas realizadas durante a semana e as dominicais devem ser “breves, celebradas em pequenos grupos de no máximo 50 pessoas, mantendo a distância de um metro e meio de cada pessoa, em ambientes limpos e bem ventilados”.
Sem saudações
Ainda segundo as recomendações, “nas celebrações de missas e outros sacramentos ficam suspensos as saudações de aperto de mãos, abraços e beijo da paz”. “Amor nesse momento é distanciamento, afastar para que depois possamos abraçar”, afirma o texto do bispo.
Sem procissões
Nas celebrações da Semana Santa, não devem ser realizadas “as procissões de ramos, do encontro, via sacra, beijo na cruz, e que as celebrações sejam mais breves e em espaços mais ventilados”. Conforme o texto, orientações mais precisas sobre a Semana Santa serão dadas a partir do dia 3 de abril.
Sem mutirão de confissões
Também estão suspensos os mutirões de preparação para a Páscoa. O bispo recomendou que os fieis procurem individualmente o padre de sua paróquia no decorrer a semana. Além disso, na confissão auricular, deve ser mantida uma distância de um metro e meio entre o penitente e o confessor, que deve usar máscara de proteção.
Igrejas abertas à oração individual
Dom Giovane Pereira de Melo pede que as igrejas sejam mantidas abertas para oração pessoal, mas fica proibida a oração em grupo.