A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 29, mais uma operação de combate às fraudes nos auxílios emergenciais concedidos em razão da pandemia da Covid-19. Batizada de “Quinta Parcela”, a ação contou com a participação de 140 agentes, que cumpriram 37 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e outros três de sequestro de bens no Tocantins, Pará, Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo. Ao todo, são R$ 140 mil bloqueados por determinação judicial.
Cinco mandados no Tocantins
No Tocantins, aproximadamente 20 policiais federais dão cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão em Colinas do Tocantins e um em Paraíso do Tocantins. Somente no Estado, a fraude ultrapassa R$ 50 mil.
Fraudes ao auxílio emergencial renderam 70 operações
Os escopos da atuação conjunta são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a identificação de seus integrantes e a recuperação dos valores para o erário. Com a ação, já se somam 70 operações visando o combate às fraudes, com a realização de mais de 200 (duzentos) mandados de busca e mais de 30 indivíduos presos. Os investigados poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude com pena de até 8 anos de reclusão.