Após reforçar a recomendação para o uso de máscaras, o governo estadual emitiu uma nota técnica para os municípios para reforçarem a estratégia de testagem e confirmação de casos de Covid-19, isto diante da circulação de novas linhagens da variante da ômicron [BQ.1 e BA.5.3.1]. Diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis, Gisele Silva Carvalho Luz afirma que os dados epidemiológicos indicam a necessidade do contínuo monitoramento.
AINDA NÃO FORAM IDENTIFICADAS SUBLINHAGENS NO TOCANTINS
Gisele Carvalho comentou sobre a situação. “No Tocantins ainda não foram identificadas novas sublinhagens de VOC [Variante de Preocupação da Ômicron] nas amostras sequenciadas, o que não descarta a possibilidade da introdução e circulação de novas variantes, por isso é importante a testagem e envio das amostras ao LACEN [Laboratório Central], visando a identificação da presença do gene do vírus SARS-CoV-2, bem como a oportunidade da realização do sequenciamento genético, ou seja, a Vigilância Genômica para SARS-CoV-2 “, pontuou.
AMOSTRAS PARA SEQUENCIAMENTO GENÔMICO
A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN/TO), Jucimária Dantas, também avaliou o cenário. “A estratégia de testagem adotada e incentivada em todo o país é a realização do teste molecular, RT-qPCR, recomendado como padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19. Reiteramos a todos os serviços de saúde, para fins de diagnóstico laboratorial, que há a necessidade do encaminhamento das amostras de casos suspeitos para o LACEN, seguindo o protocolo de coleta, acondicionamento e transporte das amostras, já estabelecido e amplamente divulgado. Necessitamos das amostras para fazer o sequenciamento genômico no Estado”.
PCR
Para os municípios foram orientados coletas de RT-qPCR, conforme as recomendações para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados, uma parcela dos casos suspeitos de Covid-19, leves ou moderados do município, mesmo havendo disponibilidade de teste rápido e coleta de amostras de casos positivos para Covid-19 identificados por teste rápido. As amostras podem ser enviadas para as unidades do laboratório em Palmas e Araguaína.