Os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT); dos Portos e Aeroportos, Silvio Filho (Republicanos); do Esporte, André Fufuca (Progressistas); e das Comunicações, Juscelino Filho (UB); estiveram em Palmas na tarde desta segunda-feira, 6, para apresentar o plano de investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Tocantins. O Estado deve receber um investimento total de R$ 35,7 bilhões. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) prestigiou o evento.
INFRAESTRUTURA É DESTAQUE
Entre as obras previstas no Novo PAC estão a conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia em Xambioá; a pavimentação das BR-010 [entre Paranã e Goiás]; BR-235 [Guaraí, Pedro Afonso e Maranhão]; construção da BR-242 e BR-010; além dos investimentos das concessões existentes da BR-153 e BR-080, bem como projetos para a construção do novo aeroporto do Jalapão e recursos destinados à malha rodoviária.
OUTRAS FRENTES DE INVESTIMENTO
O novo Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, a infovia estadual para garantir internet para 1.435 escolas; 1,3 mil ligações de energia em 43 municípios até 2026 [Luz para Todos] e 3.649 moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) também estão previstos no novo PAC. Ainda haverá investimentos na expansão do sistema de abastecimento de água em Araguaína, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e São Miguel do Tocantins, além da instalação de sistemas simplificados de abastecimento em 13 aldeias. Destaque ainda para 149 obras nas áreas de educação e saúde, que inclui 55 creches e pré-escolas, 59 escolas, 25 quadras esportivas, 5 ampliações de unidades de saúde e a retomada de 5 obras de Unidade Básica de Saúde em 5 cidades.
SELEÇÕES
Além das obras já previstas e retomadas, o governo federal vai enviar recursos para os municípios que inscreverem projetos de obras pelo PAC Seleções. O processo está aberto até sexta-feira, 10, para receber as propostas. Os recursos podem chegar para a construção de novas escolas, creches, unidades de saúde, policlínicas, maternidades, espaços comunitários, praças, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), obras de drenagem e de urbanização, entre outras.
PRIORIDADES ELENCADAS EM DIÁLOGO ABERTO
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, pontuou que foi realizado um diálogo intenso com todos os governadores para entender as principais demandas de cada Estado. “Por determinação do nosso presidente Luís Inácio da Silva [PT], procuramos entender as principais demandas de cada Estado, para que o governo pudesse trabalhar em conjunto com as unidades federativas para entregar melhoria para a população, e assim o fizemos. Pactuamos um conjunto de intervenções, além dos projetos que já estavam nos ministérios e as obras que se encontravam paralisadas. E estamos aqui para anunciar um investimento de quase R$ 37 bilhões”, destacou.
GRANDE PARTE DAS DEMANDAS ATENDIDAS
Wanderlei Barbosa agradeceu a visita dos ministros e ressaltou que o programa é um projeto para resgatar o Brasil. “Por meio do Novo PAC, teremos a possibilidade de construir novas estradas, novas escolas, o hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins, investimentos para a habitação, que possibilitará a construção de unidades habitacionais no programa Minha casa, Minha vida; entre outros projetos que foram apresentados. Grande parte das nossas demandas foram atendidas. Nós temos trabalhado em parceria com o governo federal, buscando trazer sempre melhorias para o nosso Estado e para todos os tocantinenses,” pontuou.
PRIORIDADES DO MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS
Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho, abordou a prioridade da pasta. “Um dos nossos comprometimentos é a finalização do aeroporto de Palmas, que possibilitará uma melhor qualidade à população que vem usufruir do aeroporto, não apenas para o turismo de lazer, mas sobretudo para o turismo de negócios, daqueles que vêm empreender no Estado do Tocantins. Assim como as rodovias que serão feitas em conformidade com o plano estratégico; e a hidrovia do Rio Tocantins, para ampliar o escoamento da produção regional. O Novo PAC é um conjunto de investimentos estruturantes “, disse.