Os agentes comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) realizaram uma manifestação em frente ao Anexo II da Prefeitura de Colinas do Tocantins nesta terça-feira, 28, para cobrar uma série de reivindicações do prefeito Josemar Kasarin (UB). Apesar da iniciativa, nenhum representante da gestão atendeu os servidores.
ATUALIZAÇÃO DE TODO O PCCR
O grupo cobra do Paço a atualização da tabela do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria diante da atualização do Piso Nacional para dois salários mínimos (R$ 2.761,20) pela Emenda Constitucional 120 de 2022. A base está sendo cumprida, mas não houve mudança no restante dos níveis.
PROGRESSÕES ATRASADAS
A categoria ainda afirma que as progressões não estão sendo concedidas. Estão em atraso de 2020 a 2022 as horizontais, e de 2016 a 2022 as verticais. Além disto, a data-base também não está sendo paga desde 2021. O grupo afirma que a gestão chegou a publicar as evoluções, mas as revogou antes dos servidores receberem.
FÉRIAS
Por fim, o grupo condena a suspensão de férias pela gestão municipal. A categoria afirma haver servidores com até três férias vencidas. O Ministério Público será acionado. A Coluna do CT acionou a Prefeitura de Colinas do Tocantins e aguarda manifestação.