O Comitê de Crise de Combate e Prevenção à Covid-19 realizou mais uma reunião remota na manhã desta segunda-feira, 5, e o destaque das discussões foi a projeção do governador Mauro Carlesse (DEM) para a compra de imunizantes. “Se Deus quiser, nós vamos em breve adquirir 1 milhão de vacinas com recursos próprios. Precisamos de todos com o mesmo propósito”, ponderou. Secretário da Fazenda, Sandro Armando revelou já estar “em contato com os consórcios” para efetivar a compra. O imunizante a ser adquirido não foi detalhado.
União de todas as instituições
Mauro Carlesse comemorou a diminuição da curva de contágio, mas defende a manutenção das medidas de prevenção. “Não podemos parar, temos que continuar com esse trabalho de oferta de leitos, de disponibilização de vacinas e de garantir o alimento para aquelas famílias que mais precisam. Estamos fazendo a nossa obrigação, de prover o alimento na mesa das pessoas. Esta semana, vamos estudar com a Secretaria da Fazenda algumas medidas para socorrer as pequenas empresas, como alavancar obras para oportunizar emprego e renda. Conto com a união de todas as instituições para que a gente consiga vencer essa pandemia”, destacou.
Redução da fila de espera por leitos
Já o secretário da Saúde, Edgar Tollini, salientou a transparência da gestão em divulgar dados da vacinação, a ocupação de leitos e a fila de espera pelos mesmos. “Na primeira postagem [29 de março], nós tínhamos 72 pessoas nessa condição de espera e, hoje, nós temos 25 pessoas na espera. Apesar de ter diminuído, para nós ainda é muita gente e queremos baixar esse número. Durante esse período, a secretaria tem trabalhado continuamente nisso e, inclusive, quinta, sexta e sábado, com recebimento de vacinas. Recebemos mais de 50 mil doses de vacinas na quinta, fizemos toda a conferência necessária e já, hoje, estamos fazendo a distribuição aos municípios”, assegurou.
Vacinação e leitos
Edgar Tollini informou que as primeiras 360 doses já estão disponíveis para a imunização dos profissionais que atuam nas forças de segurança. “É somente o início. Toda vez que chegarem doses, 6% serão destinadas às forças de segurança pública até que a gente feche esse número, que são cerca de 8 mil profissionais que fazem um trabalho muito importante nas ações de combate e prevenção”, frisou. Ao todo o Tocantins já recebeu 270.250 doses, das quais 206.968 foram distribuídas aos municípios. O secretário destacou ainda que, atualmente, o Tocantins conta com 430 leitos, sendo 262 clínicos e 168 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). (Com informações da Secom/Tocantins)