Em missão na Suíça, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reuniu-se remotamente com o secretariado nesta sexta-feira, 24, para discutir medidas em prol de Aguiarnópolis, que sofre com o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, com ligação a Estreito (MA). Opções de travessia, possibilidade de aporte financeiro e prioridades no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foram abordados.
TRAVESSIA GRATUITA
A primeira definição da reunião foi de que o governo vai atuar para providenciar a travessia de pessoas de forma gratuita entre os dois municípios, já para a próxima semana. “Determinei que a nossa equipe avalie a situação da cooperativa que opera as voadeiras, pequenas embarcações, usadas na travessia diária. Também solicitei à PGE [Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins] que agilize as medidas jurídicas necessárias para garantir as travessias gratuitas, evitando que os moradores tenham seus orçamentos comprometidos”, pontuou Wanderlei Barbosa, conforme informou a assessoria.
APORTE PARA AJUDAR
O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, ressaltou que, por determinação do governador, será feita uma ajuda financeira ao município tocantinense para solucionar a travessia gratuita na localidade. “Apesar de a ponte ser uma jurisdição federal, o governo decidiu adotar ações imediatas para minimizar as dificuldades locais, incluindo a travessia gratuita entre Aguiarnópolis e Estreito. Um aporte será feito para garantir que a travessia esteja em funcionamento o mais breve possível”, enfatizou.
PRONAF
Por conta da situação emergencial, Aguiarnópolis receberá prioridade na destinação de recursos proveniente do Pronaf, definiu o governo. O superintendente regional do Banco da Amazônia (Basa) no Tocantins, Edmar Bernaldino, explicou que duas frentes serão desenvolvidas: a primeira, focada na análise dos pedidos dos clientes da cidade que já possuem operações de crédito e enfrentam dificuldades de pagamento; e, a segunda, na concessão da linha de crédito de forma prioritária aos trabalhadores rurais da cidade. “Montaremos uma força-tarefa, em parceria com a comunidade local e os órgãos estaduais, como a Agência de Fomento, o Ruraltins [Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins] e a Seagro [Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária], para garantir que as ações cheguem rapidamente e minimizem os impactos”, avisou.
AJUDA EM MOMENTO CRUCIAL
O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly Leite, salientou que a cidade vive um momento emergencial. “A ação de travessia organizada pela associação dos barqueiros, com o apoio técnico da equipe do governo, chega em um momento crucial para atender as necessidades da população de Aguiarnópolis e Estreito. Temos uma grande demanda de servidores, alunos, trabalhadores e produtores que dependem dessa travessia. Essa parceria é fundamental para a realização dessa importante iniciativa em nossa cidade”, concluiu o gestor.