A última agenda do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) antes de seguir viagem para a Europa foi em Araguaína, onde participou na sexta-feira, 26, da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA), fez vistoria nas obras do Hospital Geral (HGA) e inaugurou novo prédio de alta complexidade em Oncologia.
15 MUNICÍPIOS CONSULTADOS SOBRE SETE EIXOS
Com o tema Ouvir para cuidar, a consulta pública ouviu representantes de Araguaína, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá. As propostas envolveram os eixos temáticos de Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Gestão Pública e Governança; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-Estar; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura Econômica e Urbana.
SÓ FAREMOS UM BOM GOVERNO SE OUVIRMOS A SOCIEDADE
O governador Wanderlei Barbosa listou demandas apresentadas na consulta. “Eu vi o pessoal de Mato Verde reivindicar o asfaltamento da rodovia, bem como a construção da ponte do Brejão Piraquê. São sugestões como essas que vamos inserir no planejamento. A comunidade reivindicou e isso é fundamental para que a gente possa construir aquilo que o povo espera”, ressaltou. A alça viária da avenida Filadélfia, que visa desviar o trânsito pesado do centro de Araguaína também foi lembrada pelo gestor, que sustentou que todas as ações do governo precisam constar no PPA. “Só faremos um bom governo se ouvirmos a comunidade, os prefeitos, os vereadores, os deputados estaduais e federais e os senadores. É hora de apresentar soluções e alternativas para fazermos um bom Governo para todos”, frisou.
ENTENDA
O Plano Plurianual é a principal ferramenta de planejamento de médio prazo. Realizada de quatro em quatro anos, a ferramenta tem início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e término no final do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. A partir do PPA, são definidas as ações de governo que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que dão consistência para a execução orçamentária.
ENTREGA DA UNACON
Ao lado do secretário da Saúde, Afonso Piva, do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), e dos estaduais Jorge Frederico (Republicanos) e Olyntho Neto (Republicanos), o governador entregou o novo prédio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Araguaína (Unacom), ligada ao Hospital Regional (HRA). A estrutura oferecerá serviço de radioterapia, quimioterapia, braquiterapia e cuidados paliativos para atender pacientes de três regiões do Estado: Bico do Papagaio; Meio Norte Araguaia; Cerrado Tocantins-Araguaia.
ESTRUTURA E INVESTIMENTO
O novo prédio conta com 15 leitos de quimioterapia; oito consultórios médicos para atendimentos em mastologia, ginecologia, cabeça e pescoço, cirurgia oncológica e dermatologia oncológica; quatro leitos de hospitalização e centro cirúrgico com duas salas. A obra substitui a estrutura antiga, que tinha 12 leitos de quimioterapia e dois consultórios. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões.
VISTORIA
Wanderlei Barbosa também visitou as obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA). Pronta, a unidade será referência para toda a região Norte do Estado, tendo as obras lançadas em 2021. Quando estiver concluído, o hospital contará com 400 leitos e o projeto prevê ainda 120 leitos para clínica médica, 87 para cirurgia, 70 para ortopedia, 11 para psiquiatria, dois para obstetrícia, dois para pediatria, 28 para especialidades diversas, 60 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 20 para Unidades de Cuidado Intermediário. A obra já está em 60% para sua conclusão. Até o momento, o governo já investiu algo em torno de R$ 70 milhões no local.