O secretário estadual da Administração (Secad), Edson Cabral, realizou nessas quinta, 21, e sexta-feira, 22, visita técnica à sede da Infoway, em Teresina, no Piauí. A empresa é a operadora do Plano de Assistência à Saúde do Servidor (Plansaúde). O gestor conheceu projetos desenvolvidos e projetou ações pactuadas com a empresa para o aperfeiçoamento do Plansaúde.
Segundo o secretário, uma das ações a serem implantadas é a identificação biométrica, que deve acontecer em março. A informação foi confirmada pela diretora técnica da Infoway, Deildes Prado, durante reunião realizada na tarde de quinta-feira. No encontro também foi discutida uma nova base de relação operacional entre o governo, a operadora, prestadores de serviços e usuários.
“Pretendemos buscar elementos para melhoria dos procedimentos do plano de saúde do Tocantins. Após esta mudança na empresa que operacionaliza o sistema, identificamos a necessidade de aperfeiçoá-lo com regras mais claras de regulação, controle de atividades, de melhorias em auditoria e de austeridade nas questões das despesas”, destacou Edson Cabral.
Segundo a diretora técnica da operadora, Deildes Prado, o encontro foi importante para alinhamento dos trabalhos da operadora, ações e atividades que estão em curso, o que está sendo desenvolvido e o que será feito a curto, médio e longo prazo.
“Dentre os processos já em execução, se destacam as ações estruturantes que vão definir um modelo para o Plansaúde, para garantir uniformidade e sustentabilidade para o plano, baseados na legislação”, reforçou a diretora.
Prado também destacou que esta estruturação vai dar transparência às relações entre os prestadores e os beneficiários, além de definir como a prestação de serviços será feita.
“Nossa intenção é a criação de manuais de procedimentos com normas claras e objetivas do papel de cada um. Desta forma, o Plansaúde vai alcançar a segurança e a qualidade que nós queremos para nossos usuários”, acrescentou Cabral.
O secretário ainda elencou que o “grande desafio” do Plansaúde é alcançar sua sustentabilidade financeira, ou seja , as despesas previstas precisam ser compatíveis com a arrecadação do plano, evitando qualquer atraso que prejudique a boa prestação dos serviços aos usuários.
Agenda
Na manhã de quinta-feira, 21, o secretário conheceu os atendimentos realizados por prestadores de serviços de saúde da capital piauiense e suas experiências com os usuários dos planos de saúde do estado. Ainda visitou o laboratório de análises clínicas Ultra X e a Oncoclínica. (Com informações da Secad)