O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) recebeu nesta sexta-feira, 8, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. Além do fortalecimento dos laços institucionais, a agenda no Palácio Araguaia também debateu a construção de parcerias em áreas estratégicas como meio ambiente, agropecuária, turismo, mineração, intercâmbio educacional e econômico, além da possibilidade de instalação de um Consulado Honorário do país lusitano em Palmas.
INTERCÂMBIO
Esta foi a primeira visita oficial do embaixador Luís Faro Ramos ao Tocantins. Wanderlei Barbosa ressaltou a importância do encontro e das pautas abordadas durante o encontro. “Com muita satisfação, discutimos várias agendas de intercâmbio educacional e turismo. Falamos de agronegócio, fortalecimento econômico e da possibilidade de estarmos fazendo intercâmbio em diversos setores do Estado, do nosso governo com o governo português, por meio da embaixada aqui no Brasil”, pontuou o chefe do Executivo estadual.
DINAMIZAR RELAÇÃO
O diplomata enfatizou a importância da agenda para aprofundar a cooperação entre o Estado e Portugal. “Fiquei muito interessado nas exposições que foram feitas, sobre áreas de interesse para estreitar a cooperação desse Estado com o meu país, Portugal. Essa é a primeira visita, então eu estou ouvindo, avaliando e tentando entender onde é que podemos realizar essa nossa colaboração. Claro que já existe cooperação, por exemplo, na área universitária. Há uma presença regular do Tocantins lá em Portugal, o próprio governador esteve lá recentemente e, portanto, não estamos começando do zero, mas é importante esta minha visita para eu avaliar onde é que nós podemos dinamizar mais essa nossa relação”, salientou.
DOIS SÉCULOS DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS
A presença do embaixador, pela primeira vez em território tocantinense, integra a programação das comemorações dos 200 anos do início das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, marcadas pela assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, em 29 de agosto de 1825, que reconheceu a Independência do Brasil.
CONSULADO HONORÁRIO EM PALMAS
Durante o encontro, o embaixador manifestou interesse em ampliar a presença consular portuguesa no estado, avaliando a possibilidade de instalação de um consulado honorário na Capital. Atualmente, o Tocantins integra a área de jurisdição da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília. “Nós não temos aqui neste momento, no Tocantins, um consulado. Eu estou tentando identificar cidadãos portugueses ou descendentes que possam fazer isso. Essa é uma parte consular que acho que é importante, porque, atualmente, uma pessoa aqui do Tocantins, se quer tratar de assuntos consulares, tem que fazer uma grande deslocação, centenas de quilômetros. Então, vamos tentar melhorar essa parte”, explicou o diplomata.
PLANO DE TURISMO PARA O JALAPÃO
Um dos temas discutidos na reunião foi a possibilidade de Portugal colaborar com o Tocantins na elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para o Jalapão. A proposta ganha relevância com a previsão de inauguração do aeroporto no município de São Félix do Tocantins até dezembro deste ano, o que deve impulsionar o turismo e a economia da região. A construção, sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), representa um dos maiores investimentos em infraestrutura turística do estado, com aporte de cerca de R$ 20 milhões. “Solicitamos a Portugal, que possui grande experiência no turismo, apoio para desenvolver esse plano tão relevante e urgente”, evidenciou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
CÂMARA DE COMÉRCIO
Outro ponto debatido foi a criação de uma Câmara de Comércio Portuguesa no Tocantins, com os objetivos de fomentar parcerias entre empresas dos dois países e ampliar as oportunidades de negócios, investimentos e geração de empregos. “Estou aqui tentando ver quais são as possibilidades de podermos criar uma Câmara de Comércio Portuguesa no Tocantins, que eu acho que certamente vai melhorar a relação comercial e econômica entre o Estado e Portugal”, salientou o embaixador Luís Faro Ramos.