O advogado Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro tomou posse como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) para o biênio de 2023 a 2025 em solenidade na manhã dessa sexta-feira, 25, na classe jurista. O presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, conduziu o rito. O decreto de nomeação para o cargo foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicado na edição de quinta-feira, 17, do Diário Oficial da União (DOU).
QUANDO MORRE UM HOMEM, FICA O NOME
No juramento, o juiz Alexsander Ogawa se comprometeu a desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis. No discurso de posse, o novo membro ressaltou a importância da família para sua trajetória profissional e garantiu honrar as atribuições a ele conferidas. “Um ensinamento que meu avô sempre disse e que levo muito a sério é que quando morre um homem, fica o nome. Então me comprometo a honrar este tribunal e desempenhar com excelência todo trabalho prestado a esta Corte”, afirmou.
NOSSA PRIORIDADE É A EXCELÊNCIA
João Rigo Guimarães deu as boas-vindas. “O senhor chega junto com uma gestão que também está iniciando e que não tenho dúvidas que vamos crescer e somar muito para a jurisdição eleitoral do Tocantins. Nossa prioridade é a excelência em exercer tudo com transparência, qualidade, liberdade e sobretudo garantindo a efetivação plena dos direitos de cada eleitor tocantinense”, afirmou o desembargador.
SUBSTITUIÇÃO
A Corte Eleitoral no TRE é composta por desembargadores, juízes estaduais, juízes federais e representantes da classe dos juristas. Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro ocupa a cadeira decorrente do término do segundo biênio do juiz Márcio Gonçalves Moreira.
ATO PRESTIGIADO
Participaram do ato de posse o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; ouvidor eleitoral, juiz José Maria Lima, juíza Silvana Maria Parfieniuk, juíza Delícia Feitosa, juiz Gabriel Brum Teixeira, juiz Rodrigo de Meneses dos Santos. Além de familiares do novo juiz substituto e servidores do TRE-TO.
PERFIL
O magistrado nasceu na cidade de Imperatriz, Maranhão, e é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins, e pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Atame. O advogado atuou como conselheiro titular da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), assessor jurídico dos municípios de Divinópolis e Araguacema e professor do Curso de Direito da União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins (UNEST).