A Secretaria de Articulação Comunitária de Palmas (Semac) realiza no sábado, 20, o 1º Encontro de Líderes Comunitários, com o tema “Liderança que Transforma”. O evento será realizado na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, a partir das 8 horas.
LÍDERES COMUNITÁRIOS
A iniciativa tem como objetivo capacitar e fortalecer o protagonismo dos líderes comunitários, oferecendo ferramentas práticas, orientações jurídicas e reflexões sobre o papel transformador da liderança social.
PALESTRAS
A programação contará com duas palestras principais:
- “Liderança Inspiradora: o impacto de um líder que transforma comunidades” – ministrada pelo tenente-coronel da PMTO Thiago Monteiro, destacando a diferença entre o líder comum e o líder inspirador, em busca do bem coletivo.
- “Direitos e Deveres do Líder Comunitário”– conduzida pela advogada, contadora e gestora pública Ana Cristina Sampaio Aguiar, com foco no Terceiro Setor, trazendo orientações sobre o que a lei permite ou limita na atuação comunitária, responsabilidades da representação e os caminhos jurídicos diante de associações.
AUTORIDADES PRESENTES
O encontro contará com a presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), além de diversas outras autoridades, que irão prestigiar e reforçar a importância da valorização dos líderes comunitários no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento da cidade.
PARCERIAS
O encontro é promovido pela prefeitura em parceria com entidades representativas das comunidades, entre elas:
- Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (Facomto)
- Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam)
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmas
- Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins*
- Federação das Associações Comunitárias de Palmas (Facomp)
PROPOSTA
A programação ainda contará com momentos de integração, escuta comunitária e almoço coletivo. A proposta é que os líderes comunitários saiam do encontro mais preparados para exercer suas funções com legitimidade e maior impacto social. “Cada líder é um protagonista da mudança. Este encontro é um marco para que Palmas avance de forma unida, justa e fortalecida”, destacou a secretária municipal de Articulação Comunitária, Ana Maria Monteiro.