Sem nenhuma ocorrência grave, a realização das duas etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins teve balanço positivo do ponto de vista da segurança. Essa é a avaliação do diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Ricardo Francisco Real. Ele atribuiu o bom resultado ao Plano Estratégico de Atuação Integrada da Segurança Pública (PEAISP), que foi pensado exclusivamente para o Enem 2020. “Com isso foi possível reunirmos logística, energia e segurança no Gabinete de Monitoramento que montamos na sede do SIOP, em Palmas, para atender com rapidez qualquer eventualidade”, observou o diretor.
Como parte das ações do PEAISP, o Gabinete de Monitoramento centralizou e sistematizou, todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao Enem 2020, em tempo real. Conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, o Gabinete teve a participação dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.
Plano Estratégico
O PEAISP foi elaborado para dar suporte à realização do Enem 2020 no Tocantins. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado, em apoio Inep. Participaram da elaboração do PEAISP representantes da Segurança Pública, órgãos e agências Federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada. (Da assessoria de imprensa)