A enfermeira Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, casada e com dois filhos, foi a primeira tocantinense a tomar a vacina contra a Covid-19, numa solenidade na noite desta segunda-feira, 18, no Laboratório Central do Estado, em Palmas. O ato ocorreu assim que o lote de 44 mil doses da Coronavc chegou no início da noite ao Tocantins, num avião da Polícia Federal. Edileuza é enfermeira desde 1994 e trabalha no Hospital Regional de Gurupi.
Nos centros de distribuição
Segundo o secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, os servidores agora vão separar os lotes, que ficarão nos centros de distribuição de Palmas e Araguaína, onde os municípios deverão retirá-los, já a partir desta terça-feira, 19.
Toda a população ainda neste semestre
Tollini disse que o Estado vai cumprir “rigorosamente o plano” de imunização. “O objetivo é vacinar toda população ainda neste semestre.”
Prioridade para o enfrentamento
A prioridade será para os profissionais de saúde que estão diretamente no enfrentamento da Covid-19, depois aqueles que atuam dentro das unidades hospitalares. No total, entre municipais, estaduais e federais, a estimativa é de que existam no Tocantins 38 mil profissionais da saúde.
22 mil pessoas
O secretário lembrou que as 44 mil doses vão atender 22 mil pessoas, já que a vacina é para ser aplicada duas doses.
Menos mortes
Tollini ainda disse que a expectativa é que, com a vacinação, o número de casos graves e óbitos nos hospitais comece a cair.
É preciso manter os cuidados
O governador Mauro Carlesse (DEM) comemorou o início da vacinação, mas pediu para que a população continue tomando os cuidados necessários para a prevenção da doença, como o uso de máscaras e álcool em gel. “Porque este é só o início da vacinação”, lembrou o governador.
Assista a primeira vacina contra a Covid-19 aplicada no Tocantins: