Em solenidade no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar na segunda-feira, 16, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez a entrega de 82 veículos, mais de 500 equipamentos de informática e 171 armas que beneficiará as forças de segurança, além da Secretária de Cidadania e Justiça (Seciju), a superintendência do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O investimento total é de R$ 35 milhões. O evento também foi marcado por homenagens a pioneiros do Tocantins.
HOMENAGENS
Durante a solenidade de entrega de equipamentos, o descerramento da placa em homenagem às pessoas e entidades que protagonizaram a criação do Tocantins também foi realizados, entre eles o ex-governador Siqueira Campos (In memoriam); os ex-deputados federais José Freire, Totó Cavalcante, Hagahús Araújo, Darcy Coelho (ex-deputado federal e presidente da Comissão Pró-Criação do Tocantins); José Carlos Leitão (presidente da Conorte); o economista Célio Costa, além do ex-governador Moisés Avelino. “Esta homenagem é uma forma de reconhecer e agradecer as pessoas que ajudaram na luta pela criação do Estado e fica nossa eterna gratidão àqueles que ajudaram a fazer a nossa história”, frisou o governador Wanderlei Barbosa.
DETALHES
À Seciju foram entregues dois caminhões, 22 veículos, 26 fuzis e 285 computadores, que vão serão utilizados no Sistema Penal, atendendo a Lei de Execução Penal em todas as suas frentes e 114 detectores corporais. À Adapec, o governo entregou 24 veículos para reforçar as atividades e promover o fortalecimento da defesa agropecuária, além de 226 computadores, 86 impressoras, 215 nobreaks e 31 scanners. Já a Polícia Militar (PMTO) foi contemplada com 34 veículos, sendo 11 caminhonetes para a Força Tática; 13 para a Patrulha Rural; três adaptadas para policiamento com cães e três caminhonetes para o policiamento convencional; três viaturas e um ônibus rodoviário; 245 pistolas taurus TS-9 calibre 9mm; 20 pistolas elétricas incapacitantes spark com coldres e cartuchos; 184 espingardas CBS calibre 12; e 28,8 mil projeteis dos calibre 9mm, 556 e 762.