A população de Pedro Afonso e Guaraí receberam nesta terça-feira, 8, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, e equipe técnica da pasta para conhecer as funcionalidades do aplicativo “Fale com a Ouvidoria”. A ferramenta, que já está disponível para download, permite que o cidadão faça denúncias, reclamações, elogios e sugestões, inclusive de forma anônima, se assim preferir. “Temos feito um trabalho forte de planejamento, dentro do gabinete, mas também um trabalho que vise estreitar os laços com a população, indo aos municípios. Por isso estamos aqui apresentando esse aplicativo que é uma ferramenta de gestão, que vai ajudar a subsidiar as ações de segurança”, pontuou o gestor na ocasião.
DE FÁCIL COMPREENSÃO E DISPONÍVEL 24 HORAS
Ao apresentar o aplicativo, o assessor de Tecnologia da Informação da SSP, Rodrigo Barbosa Rodrigues, lembrou que o aplicativo é de fácil compreensão e está disponível 24 horas. “Já temos contabilizados mais de 300 downloads e com esse trabalho de divulgação queremos ampliar esse número e fazer com que as pessoas deem suas contribuições através dessa ferramenta”, lembrou.
APERFEIÇOAMENTO COM CRÍTICAS E ELOGIOS
O ouvidor da pasta, Nelson Tavares, explicou que a apresentação do aplicativo irá ocorrer em todas as regionais do Estado, com distribuição de material publicitário e orientação sobre como manusear a ferramenta. O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, completou. “É ouvindo o cidadão com facilidade e dinamismo que será possível aprimorar os trabalhos da Polícia Civil. As sugestões devem ser dadas, as críticas fazem com que a gente cresça e aperfeiçoe a atuação da polícia e os elogios, sempre que formos merecedores, também são muito bem-vindos”, afirmou.
APROVAÇÃO
Após conhecer o aplicativo, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, parabenizou o secretário e a equipe. “Quero parabenizar a todos e dizer que essa ferramenta, sem dúvidas, vem para somar e será muito útil para o trabalho da secretaria com consequente resultado em nosso município”, disse. A defensora pública Tereza de Maria Bonfim Nunes e a promotora Jeniffer Medrado Ribeiro Siqueira, ambas do município, destacaram a importância da ferramenta e parabenizaram a SSP/TO pela inovação e pelo interesse em dialogar com a população. “O MPE está à disposição para contribuir com esta ação e com a divulgação do material. Ouvir a população é sempre uma excelente opção”, disse.
GUARAÍ
Em Guaraí, a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Loyanna Caroline Lima, disse que a ferramenta facilita o diálogo com aqueles de regiões mais distantes. “Eu parabenizo a SSP por essa iniciativa pioneira, porque vai conectar cidadãos e fazer a interiorização dos serviços prestados pela segurança, não importando onde o cidadão esteja. Isso vai facilitar o diálogo, principalmente para quem não pode se dirigir a uma delegacia ou à própria secretaria. Eu coloco a subseção de Guaraí à disposição para ajudar na divulgação”, afirmou.