A equipe do Hospital Regional de Gurupi (HRG) recorreu a uma força-tarefa emergencial na madrugada desta sexta-feira, 8, para acolher 40 pacientes vítimas de um acidente de ônibus na BR-153. Até às 10 horas da manhã, quatro já receberam alta e outros 36 seguem sob cuidados da unidade. Além destes, quatro pessoas vieram a óbito ainda no local do acidente. Em nota, o governo destaca que Corpo de Bombeiros (CBMTO), Polícia Militar (PMTO), Secretaria da Saúde (Sesau) e todo o suporte técnico necessário foi deslocado ao município assim que o episódio chegou ao conhecimento do Poder Público.
UNIÃO DE TODA A EQUIPE
O diretor-geral do HRG, Fernando Mota, destacou o esforço da equipe no acolhimento aos pacientes. “Conseguimos em tempo hábil atender e estabilizar todos os feridos que chegaram até o hospital. Isso graças à união de toda a equipe, desde o vigilante até a equipe médica, que não mediram esforços para ajudar nessa situação tão difícil e que exigia rapidez e qualidade nos atendimentos”, relatou. “Devido a essa tragédia, recebemos diversas vítimas, com casos de urgência e emergência, e todos os atendimentos foram encaminhados para tratamento de acordo com a sua necessidade”, completou Andreia Maria Santos Oliveira, coordenadora do setor de Enfermagem.
DOIS PACIENTES NA UTI
Segundo a médica Anandra dos Santos foram socorridas vítimas com lesões leves a graves, tendo necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para duas vítimas, com casos clínicos variados, que foram desde traumatismo craniano, amputação traumática de membro até escoriações superficiais. “A agilidade e a soma de esforços foram cruciais para que todas as pessoas fossem acolhidas, confortadas e medicadas a tempo, e com diagnóstico preciso. A equipe do centro cirúrgico trabalhou a noite toda nos casos que precisaram de intervenção, e as vítimas ainda seguem realizando exames e reavaliação periódica”, destacou.
Leia a íntegra da nota do governador:
“Após tomar conhecimento do acidente envolvendo mais de 50 passageiros na BR-153, em Gurupi, na madrugada desta sexta-feira, 8, determinei o pronto deslocamento de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria da Saúde e todo o suporte técnico necessário para prestar socorro aos feridos e assistência aos familiares das quatro vítimas que vieram a óbito ainda no local.
As equipes multiprofissionais do Hospital Regional de Gurupi (HRG) realizaram o acolhimento cuidadoso e humanizado de mais de 40 passageiros, sendo que quatro já receberam alta e 36 seguem em atendimento.
Neste momento de luto e pesar, ofereço condolências e toda a minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas fatais. Rogo a Deus para que traga conforto e resiliência ao coração de todos.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins.”