A educação moderna está em constante evolução para oferecer experiências mais envolventes e significativas aos alunos, e o Centro Educacional São Francisco de Assis, de Palmas, está na vanguarda dessa evolução. A escola tem adotado um modelo educacional inovador que enfatiza a aprendizagem multidisciplinar fora da sala de aula para desvendar a história do Tocantins e enriquecer a experiência dos alunos. Os resultados até agora têm sido extraordinários, e os alunos estão colhendo os frutos dessas experiências enriquecedoras. Essas visitas técnicas planejadas pela escola destacam a relevância educacional e cultural dessas práticas para os alunos. Elas ressaltam a importância de sair da sala de aula para colocar o conhecimento em ação, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa.
No dia 31 de agosto, os alunos do 7º ano do ensino fundamental embarcaram em uma visita para a Ilha do Canela, onde mergulharam na história da ilha, compreenderam sua formação geológica e apreciaram sua beleza natural, vivenciando a oportunidade única de explorarem os aspectos interligados de história, ciências e geografia. Já no dia 1º de setembro, os estudantes do 3º ano do ensino fundamental se aventuraram em uma jornada cultural no Palacinho em Palmas, explorando os espaços históricos e imergindo na riqueza da cultura local e da história regional, ressaltando a importância de aplicar o conhecimento adquirido.
A professora Patrícia Gonçalves, que faz parte da equipe pedagógica do Cesfa, compartilhou sua perspectiva sobre o propósito dessas aulas. “O propósito destas aulas é estabelecer um elo entre a teoria e a prática, já que no terceiro ano, os alunos exploram os aspectos teóricos da história do estado e dos municípios, bem como a formação cultural e social da população local. Assim, as aulas práticas proporcionam-lhes uma valiosa oportunidade de vivenciar concretamente os eventos que moldaram a construção do Estado”, explicou.
O aluno do terceiro ano, Miguel Andrade, também falou da experiência com as aulas. “Eu estou adorando essas aulas! Elas são super legais porque a gente está aprendendo sobre a história do nosso estado, o Tocantins, e conhecendo lugares muito importantes, como o Palacinho. Hoje, aprendi um monte de coisas novas e até pude ver de pertinho coisas antigas que nos contam como o Tocantins foi construído. É muito legal descobrir como as coisas eram antigamente”, disse.
As experiências enriquecedoras não param por aí. Em breve, os alunos do 8º ano terão a oportunidade de conhecer a história de Porto Nacional, em visita técnica no dia 22 de setembro. Durante essa visita técnica planejada, eles explorarão os pontos turísticos da cidade, conhecerão artistas locais e visitarão o Museu de Arqueologia, aprofundando ainda mais o entendimento das ciências, história, história da arte e geografia da região. (Da assessoria de imprensa)