O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), abriu na tarde desta quinta-feira, 23, o ano letivo da Escola do Legislativo, no auditório desta Casa de Leis. Serão ofertadas neste primeiro semestre 670 vagas em sete cursos presenciais e 15 cursos EAD na plataforma da instituição. Os deputados professores Júnior Geo (PSC) e Janad Valcari (PL) prestigiaram o evento.
Ao fazer uso da palavra, Cayres reforçou o compromisso da gestão em fortalecer e ampliar a atuação da Escola do Legislativo, em todas as áreas, não poupando esforços para que o objetivo maior de atender à comunidade seja alcançado.
O diretor da Escola do Legislativo, professor Rawlinson Silva, fez uma apresentação da estrutura e missão da entidade, assim como dos cursos ofertados no início do ano letivo, ao mesmo tempo em que agradeceu as parcerias existentes com as Câmaras Municipais, o sistema acadêmico e órgãos públicos, o que amplia o alcance das ações da escola, tanto na formação institucional quanto na abertura à comunidade em geral.
Parcerias
São parceiros da Escola do Legislativo: Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Unitins, UniCatólica, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública da União, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins e Câmaras Municipais.
Matrículas
As matrículas para os cursos ofertados foram abertas logo após o término da aula inaugural, que foi ministrada pelo professor mestre Paulo Bonfim (conhecido no meio acadêmico como Diamante Negro), e seguem até o dia 31 de março ou até serem preenchidas todas as vagas.
As inscrições aos cursos presenciais devem ser feitas na Assembleia Legislativa do Tocantins, Palácio João D´Abreu, Praça dos Girassóis, s/n, Plano Diretor Norte, em Palmas, na sala da Escola do Legislativo do Tocantins. Mais informações: 3212-5236. Os interessados devem acessar o site https://www.escolalegto.com.br/pages/2-apresentacao para se inscrever nos cursos EAD.
Cursos ofertados
Presenciais
Inglês
Coral do Legislativo
Preparatório para concursos
Pré-vestibular
Educação Financeira
Educação emocional
Noções básicas de Orçamento Público
EAD
1 Comunicação Institucional
2 Espanhol básico
3 Gestão de mídias sociais
4 Informática avançada
5 Informática intermediária
6 Informática básica
7 Libras – avançado
8 Libras – básico
9 Libras – intermediário
10 Preparatório para concursos públicos
11 Preparatório pré-vestibular
12 Técnica Legislativa/Redação Oficial
13 Como falar melhor em público
14 Licitação e contratos – conceitual e prático – nova lei
15 Assistente administrativo
Presenças
A abertura do ano letivo da Escola do Legislativo contou as presenças do presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha; reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos; reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins, Gillianno Mazzeo; diretora-geral do campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Noemi Barreto Sales; Defensor Público-Chefe da União, Igor de Andrade Barbosa; subprocuradora do Centro de Estudos Joaquim Cavalcante Lima da PGE-TO, Carolina Matos Goes; diretor-geral da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, Téssia Gomes Carneiro, representando a Defensora Pública Geral do Estado, Estelamaris Postal; diretora do Instituto de Contas 5 de Outubro, Aida Maria do Amaral, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro André Luiz de Matos; presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Silenio Martins Camargo, entre outras autoridades.
Capacitação
Nos últimos quatro anos, a Escola do Legislativo capacitou 14.800 pessoas. Nesse período foram oferecidos inúmeros cursos, como inglês (todos os níveis), espanhol, licitações e contratos, processo legislativo, mídias sociais, preparatórios para o Enem e concursos públicos.
Os cursos são todos gratuitos e têm o objetivo de oferecer aos servidores da Casa e das Câmaras Municipais capacitação técnica nas funções legislativas, especialmente aquelas voltadas à elaboração de leis, estudo sobre matérias orçamentárias, finanças públicas e ao exercício do poder de fiscalização.
Diante da credibilidade e da procura pelos cursos disponíveis, a Escola do Legislativo vem disponibilizando, também, vagas para servidores de outros órgãos públicos e à comunidade em geral.
Missão
A principal missão da Escola do Legislativo é promover a formação cidadã e o desenvolvimento humano, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, procura desenvolver habilidades como a capacidade crítica, o pensamento reflexivo e a responsabilidade social, além de estimular a participação ativa na vida política e social.
Com esse compromisso, a Escola proporciona um ensino de qualidade por meio de suas metas didáticas e o crescimento intelectual de todos os servidores da Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais e da comunidade em geral.
Visitas guiadas
A Escola oferece também “visitas guiadas” à sede da Assembleia, com o objetivo de oportunizar a estudantes do ensino médio e fundamental a conhecerem a organização, funcionamento e dinâmica do Legislativo estadual. Relatório elaborado pela Escola mostra que cerca de mil alunos participaram do projeto.
Site próprio
A Escola do Legislativo conta também com seu próprio site: escola.al.to.leg.br, que permite aos interessados em algum dos cursos oferecidos realizar sua inscrição remotamente, além de acessar grande parte do conteúdo a distância.
Para facilitar a vida dos estudantes e da comunidade, a Escola do Legislativo conta com a plataforma digital de ensino a distância (EAD), por meio da qual já foram ofertadas mais de 5.500 vagas em dezenas de cursos gratuitos.
A plataforma digital tem o objetivo de ampliar o acesso aos cursos gratuitos, agilizar o atendimento, além de proporcionar intercâmbio cultural, tecnológico e implementação de projetos. (Da assessoria de imprensa)