De 6 a 8 de março, a capital do estado de São Paulo recebe 1500 estudantes de todo o país para a disputa do Festival SESI de Robótica 2020. A equipe Tucuna da Escola SESI de Araguaína viaja na próxima quarta-feira, 04/03, para representar o estado na competição.
O Festival SESI de Robótica será disputado em 3 categorias com faixa etária e tarefas diferentes: a FLL (FIRST Lego League), a FTC (FIRST Tech Challenge) e a F1 (F1 in Schools). O time tocantinense leva seu protótipo de carro de Fórmula 1 para competir nessa última categoria disputada por alunos de 9 a 19 anos. À frente de escuderias de Fórmula 1, estudantes do SESI precisam aliar marketing, design e trabalho em equipe para cruzar a linha de chegada com velocidade de até 80 km em menos de 1 segundo.
O F1 in Schools faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1. Além de criar um carro veloz para competir na miniatura de pista de corrida, as equipes precisam, por exemplo, pensar no marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.
Projeto Social
Os integrantes da Tucuna fizeram um trabalho social junto a beneficiados da Associação sem fins lucrativos Lar de Savana e Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório. Eles arrecadaram e entregaram alimentos ao assistidos junto com mudas da Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis. A planta é rica em proteína, vitaminas e ácido fólico, pode ser consumida por seres humanos e proporciona vários benefícios à saúde. A forma de cultivo da planta também foi repassada pelos alunos.
Conheça a equipe Tucuna
Estudantes:
Aylanne Pereira
Carlos Augusto Ramos
Jullyana da Silva
Lucas Vinicius Oliveira
Maria Moraes
Wilka Ramalho
Técnico: Ulisses Parreira
Auxiliar Técnico: Wllyobson Leite
(Da assessoria de imprensa)