O Estado lançou nesta quarta-feira, 28, o programa “Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada”. A proposta é alfabetizar todas as crianças das escolas públicas, com a meta de atender 78 mil estudantes dos 139 municípios. O Poder Executivo irá investir R$ 8 milhões no projeto, que engloba estratégias como, formação continuada para os profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado, além de premiação das boas práticas. A solenidade realizada em Palmas contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
UNIVERSO DE BENEFICIADOS
Conforme o governo do Tocantins, serão beneficiados 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e 1.300 professores do 5º ano do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil – Pré-Escola, serão atendidas 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores. “No Tocantins, cerca de 50% dos nossos estudantes estão saindo do 2º ano sem estar alfabetizados. E isso é muito grave, porque a não alfabetização na idade certa gera uma tragédia em longo prazo. Com o Alfabetiza Mais Tocantins, as escolas de todos os municípios vão receber o suporte do do Estado, num esforço conjunto para acabar com essa distorção idade-série e poder alfabetizar 100% das crianças das escolas públicas na idade certa, promovendo uma verdadeira transformação na educação tocantinense”, destacou o titular da Secretaria da Educação (Seduc), Fábio Vaz.
EDUCAÇÃO É A BASE
O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada é uma das ações integradas do Programa De Fortalecimento Da Educação Básica (Profe) nos municípios. “A alfabetização é a base de todo o processo de escolarização. Com o Alfabetiza mais, queremos que todas as escolas do Tocantins tenham um ensino de qualidade, na rede estadual e nas redes municipais, independente de condições político-partidárias. Somos um governo de convergência, de coalizão, e juntos vamos chegar a essa meta de ter 100% dos nossos estudantes alfabetizados da forma adequada e consequentemente teremos excelentes índices educacionais”, assegurou.
FRACASSO NA ALFABETIZAÇÃO DIMINUI CHANCE DE SUCESSO NA VIDA ESCOLAR
Em seu discurso, a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, exaltou a iniciativa. “Quando acontece o fracasso na alfabetização, cai para 30% a chance de perspectiva de sucesso na sequência da escolaridade e isso se arrasta por todas as áreas da vida dessas pessoas. Esse protagonismo do Tocantins, apoiado pelo governo federal, é uma estratégia importantíssima para a transformação da educação”, enfatizou. O presidente do Inep, Manuel Palácios, também destacou a ação. “O Tocantins tem feito um excelente trabalho e toda essa mobilização que vemos aqui hoje reforça nossa impressão de que o Estado vai alcançar essa meta bem antes desse prazo”, pontuou.