A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) divulgou ter à disposição um total de 121.065 testes rápidos para Covid-19 para a retirada pelos municípios. Conforme a pasta, as entregas começaram no final de outubro e ocorrem nos Laboratórios Central (Lacen), em Palmas; e de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).
Testagem é a forma mais eficaz de monitoramento
A diretora do Lacen, Jucimária Dantas, ressalta a importância da testagem. “É a forma mais eficaz de monitoramento epidemiológico e também da vigilância genômica. Ou seja, aqueles que tiverem resultado positivo pelo teste rápido podem ser submetidos à coleta para o teste de RT-PCR para, de acordo com os critérios técnicos, complementar a estratégia de vigilância das variantes do vírus SARS-CoV-2”, disse em material da Sesau.
Procedimento de retirada
Para a retirada dos testes no Lacen, os municípios devem apresentar ofício emitido da gestão municipal de saúde solicitando a entrega dos testes rápidos; e o termo de compromisso e responsabilidade também assinados pelo gestor, além de caixa térmica ou de isopor com gelox, higienizada e sem nenhum outro item para o armazenamento e transporte exclusivo dos kits.