O governador Mauro Carlesse autorizou nesta quarta-feira, 5, a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores para a graduação em Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que será implantada no campus de Augustinópolis. Além desta autorização, o Poder Executivo também sancionou a atualização da Lei 3.786 de 2021, que traz a nova estrutura administrativa da instituição, além de prever, entre outras mudanças, a criação da coordenação e demais cargos relacionados ao curso.
Passo estrutural
Reitor da Unitins, Augusto Rezende falou sobre o processo de implantação do novo curso. “Até então tínhamos cuidado da parte estrutural e de investimentos, [incluindo] todo o aparelhamento de laboratórios, execução de emendas e aquisição de equipamentos. Também já cuidamos da parte documental, com o envio do Projeto Pedagógico do Curso junto ao Conselho Estadual de Educação e ao Conselho de Saúde. Agora, damos um passo estrutural no pilar de pessoas, de quem vai trabalhar no curso”, explicou.
Implantação
O processo para implantação do curso de Medicina da Unitins no campus de Augustinópolis começou ainda em junho de 2020 e caminha para a fase de conclusão. O recurso para implantação da graduação é oriundo de emendas parlamentares dos deputados Eduardo Siqueira Campos (DEM), Fabion Gomes (PL), Amélio Cayres (SD), Jair Farias (MDB) e Ricardo Ayres (PSB), na ordem de R$ 2,5 milhões. Sendo que cada um empenhou R$ 500 mil para viabilizar a estruturação do curso e do câmpus