Com mais de 100 mil casos de Covid-19 confirmados e 1.402 mortes no Tocantins, o governo estadual anunciou na manhã desta sexta-feira, 5, que não irá decretar ponto facultativo no carnaval deste ano, que ocorreria nos dias 15, 16, e 17 deste mês. A medida foi tomada para evitar aglomerações e a consequente proliferação da doença.
Carnaval estimula festas e aglomerações
De acordo com o secretário da Saúde, Edgar Tollini, a medida é importante pela particularidade do feriado. “Diferente de outros, quando o governo decidiu por emendar a folga por mais dias estimulando a população a ficar em casa, o carnaval, pela sua característica, estimula exatamente o contrário: festas e aglomerações. Essa é uma realidade que temos que enfrentar para ajudar a conter o avanço da pandemia no Tocantins”, defendeu em material da Secretaria da Comunicação.
Estado de calamidade pública proíbe automaticamente aglomerações
O governo estadual entende que as comemorações de Carnaval já estavam proibidas, visto que, desde março do ano passado, o estado de calamidade pública decretado pelo governador Mauro Carlesse (DEM), vetava, entre outras coisas, aglomerações em espaços públicos e privados.
Não é só o Tocantins
Além do Tocantins, outros estados também já anunciaram a suspensão do ponto facultativo no período de Carnaval, a exemplo do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.