Com a mudança de entendimento do Ministério da Saúde (MS) em relação à vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidade, agora suspensa, a Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) emitiu nota no fim da tarde desta quinta-feira, 16, para reforçar que “segue irrestritamente” o plano de imunização do governo federal e que, consequente, cumprirá as determinações da nova norma técnica, que limita a aplicação de vacinas em menores de idade comórbidos.
Orientação dos conselhos
Gurupi é um dos municípios que iniciou a imunização de adolescentes sem comorbidade. Em nota, a prefeitura diz que irá manter o cronograma de vacinação dos menores de idade até receber uma orientação definitiva dos Conselhos Nacional (Conasems) e Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Confira a íntegra das notas:
“A Secretaria de Estado da Saúde informa que segue irrestritamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde (MS) e, portanto, seguirá as determinações da Nota Técnica n° 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, a qual revisou e restringiu a recomendação sobre a imunização contra Covid-19, em adolescentes de 12 a 17 anos.
A SES destaca que a partir de agora – até que venham novas recomendações do MS – no Tocantins, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, está restrita aos jovens com comorbidades, que apresentem deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.
Palmas, 16 de setembro de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”
“A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informa que aguarda orientação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) sobre a suspensão da aplicação da vacina contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, restringindo a aplicação somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. Os Conselhos estão em discussão sobre o tema com o Ministério da Saúde e a Anvisa.
Enquanto os Conselhos não definem posição, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi manterá o cronograma de imunização, sendo que nesta sexta-feira, 17, vacinará o público de 13 anos, na sede do Sesi (Av. Sergipe), das 8h às 16h.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Gurupi“