A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) participou nos dias 20 e 21 deste mês da oficina da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) em Brasília. A programação contou com a entrega do prêmio da edição de 2023 do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPS), que avalia o nível de digitalização por meio de indicadores e mede a eficiência e a qualidade. O objetivo é incentivar a modernização e o aprimoramento, facilitando o acesso da população de forma ágil, eficiente e transparente.
MELHORA NO DESEMPENHO, MAS QUEDA NO RANKING
O Estado caiu da 18ª colocação para 19ª, mas na realidade melhorou o desempenho comparado ao IOSPS de 2022. O Tocantins na verdade deixou a categoria “regular” para a considerada boa. A nota cresceu de 67 para 87 pontos [veja no quadro a classificação do Abep-TIC]. O presidente da ATI, Alirio Felix, projetou mais investimento na área. “Nossa participação no evento reforçou o compromisso contínuo em promover a transformação digital e oferecer serviços de qualidade aos cidadãos tocantinenses. A ATI segue empenhada em promover a modernização dos serviços públicos de forma eficiente e satisfatória para a nossa população, fortalecendo assim a excelência nas atividades governamentais”, destacou.
PORTAL COM 50 SERVIÇOS EM ELABORAÇÃO
A agência planeja, já para o segundo semestre deste ano, lançar a Plataforma de Serviços Públicos Digitais, que é um portal único de serviços que abrigará, inicialmente, cinquenta serviços digitais das secretarias e autarquias do governo do Tocantins. A iniciativa faz parte de um leque de ações lideradas pela ATI para promover a modernização e a transformação digital no âmbito da administração pública estadual.
Confira abaixo o desempenho dos estados no IOSPS nos últimos três anos: