O governo estadual comemorou a marca de 310 leitos na rede estadual de saúde, número mais que dobrou em um ano. No final de 2021, eram apenas 151. Dados apresentados pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), gerido pela Secretaria da Saúde (Sesau), apontam que atualmente o Tocantins conta com 310 leitos, sendo 211 (adultos), 41 (pediátricos) e 58 (neonatais). No ano passado, segundo o Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre (RDQA), eram 80 (adultos), 25 (pediátricos) e 46 (neonatais).
DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA
Os números mostram um crescimento de 105,29%, no total geral; 163,75% nos leitos adultos; 64% nos pediátricos e 26,08% nas neonatais. “Estes leitos estão distribuídos de forma estratégica para que seja reduzido o tempo de espera na transferência dos pacientes e eles sejam atendidos em tempo hábil para salvar suas vidas. Um exemplo disso são os 10 leitos de UTI que levamos à região do Bico do Papagaio que havia ficado mais de três décadas desassistida”, pontua o titular da Sesau, Afonso Piva.
CONTRATOS COM REDE PRIVADA
Do total de leitos disponíveis, 139 são em hospitais geridos pela Sesau e os restantes contratualizados na rede privada. “Estamos trabalhando em obras de um total de 160 leitos de UTIs, que funcionarão no Hospital Regional de Paraíso (10), no Hospital Geral de Palmas (80) e Hospital Regional de Miracema (10) e no Hospital Geral de Araguaína (60), o que ampliará a oferta dentro da nossa rede. Enquanto isso, mantemos a contratualização na rede privada, para garantir o atendimento continuado da demanda existente e não deixar a população desassistida”, esclarece Afonso Piva.