O 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na manhã desta quarta-feira, 2, ficou marcado pela assinatura de um termo de compromisso do governo estadual junto ao Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). Com o documento, a Secretaria da Saúde (Sesau) acorda em transferir R$ 13 milhões para a implementação do Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Palmas, prevista para até 90 dias.
ENTENDA
O termo de compromisso formaliza a parceria entre o Estado e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), uma organização social de saúde responsável pela administração de instituições públicas e privadas. Atualmente, o INDSH é o encarregado pela gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do Pará, e apresentou o projeto ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) durante reunião em dezembro de 2024, quando foi autorizado o início da viabilização de implantação do Cetea para o Tocantins.
INTERMEDIAÇÃO DA SESAU
Após a instalação da unidade, o gerenciamento, a operacionalização e a execução de atividades e serviços de saúde e reabilitação da pessoa com TEA, serão efetuados por intermédio da Sesau. “O projeto está em desenvolvimento há cerca de um ano e, agora, está consolidado. A Secretaria da Saúde também criou a Superintendência da Pessoa com Deficiência, onde buscamos promover políticas públicas e assim fortalecer ainda mais a atenção, a conscientização, o acolhimento e o cuidado”, assegurou o titular da pasta, Carlos Felinto. “O Cetea traz um enorme avanço no atendimento, na formação de equipes e no cuidado integral em relação ao diagnóstico do espectro autista. O INDSH assume uma grande responsabilidade em manter esse modelo, já bem-sucedido em outras regiões do país, aqui no Tocantins”, acrescenta o presidente-executivo do INDSH, José Carlos Rizoli.