O Estado iniciou nesta terça-feira, 9, a campanha “Foco no Fogo”, no âmbito do Comitê de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo). As primeiras ações foram uma carreata e blitz educativas na Capital. Em 2024, o projeto contará com duas etapas. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), junto com as 32 instituições, iniciam a sensibilização nas escolas, e, a partir de maio, retoma as visitas às propriedades rurais.
REDUÇÃO DE 40% NOS FOCOS DE QUEIMADAS EM 2023
Titular da Semarh, Marcelo Lelis falou sobre a campanha. “Começamos com a carreata e a blitz educativa em Palmas, que marcam o início do trabalho de sensibilização, percorrendo as ruas e chamando a atenção das pessoas para o período de estiagem que se aproxima; os cuidados que precisamos adotar e os meses de suspensão em que devemos evitar o uso do fogo. Esse é um trabalho que, ano a ano, é feito em absoluta sintonia com 32 instituições parceiras do projeto, tendo o ano passado alcançado uma redução de 40% os focos de queimadas no Estado do Tocantins”, garantiu.
PREVENIR É MELHOR QUE RESTAURAR
Diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliete Gadotti destacou a inovação do projeto. “Neste ano, dividimos o projeto em duas etapas; na primeira, vamos ministrar palestras nas escolas com a sensibilização ressaltando o quanto é prejudicial para a saúde, para o meio ambiente, que inclui a fauna e a flora. Então a gente percebeu que é muito melhor prevenir do que restaurar, partindo desse princípio, a gente começa a prevenção também dentro das escolas, uma vez que os alunos propagam muito o quê é aprendido. Nessa etapa serão percorridos 22 municípios, que somados a segunda etapa vão totalizar 67 cidades visitadas pelo Foco no Fogo”, lista.