A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) instalou mais uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) na rede hidrometeorológica de monitoramento das bacias hidrográficas. A 52° PCD foi posicionada no rio Urubu, em Lagoa da Confusão. A meta da Semarh é instalar, no mínimo, cinco PCDs por ano até completar 80 pontos de monitoramento, previstos para cobertura de todas as bacias no território tocantinense.
UMA SEMANA EM OPERAÇÃO
De acordo com o Boletim Hidrometeorológico da Sala Situação da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh desta sexta-feira, 21, a plataforma instalada no rio Urubu completa uma semana em operação, enviando dados do índice de chuva, nível e vazão do afluente, em tempo real, a cada 15 minutos. No momento, todos os cursos hídricos do Estado apresentam características normais e não se configuram na cota de alerta do monitoramento de seca e nem do monitoramento de cheia.
CONTRATO SENDO FORMATADO PARA MAIS 20 PONTOS
Secretário do Meio Ambiente, Marcello Lelis disse que a instalação da plataforma no rio Urubu cumpre mais uma etapa da agenda anual de instalações previstas no Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica e que tem objetivo de otimizar o monitoramento das bacias hidrográficas do Estado. “Um novo contrato está sendo formatado, para instalação de mais 20 PCDs, no prazo de um ano. A intenção é elevar a meta de instalações por ano, no âmbito do projeto, para ampliar o número de PCDs na estrutura da rede de monitoramento. Ao final do prazo do novo contrato e com a instalação de 20 novas plataformas, estaremos mais próximos, em menor tempo, da nossa meta de cobertura do monitoramento de seca e do monitoramento de cheia, nas bacias hidrográficas do Tocantins”, ponderou.