A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) instituiu nesta quinta-feira, 7, a comissão que irá atuar no processo de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó (CBHCC). O grupo foi estabelecido em reunião em Caseara. Neste encontro, a diretoria da Semarh apresentou a palestra para mostrar um panorama da estrutura, compromissos e finalidades da estrutura que o futuro colegiado será responsável. Ao todo, 10 municípios serão integrantes da futura CBHCC: Araguacema, Abreulândia, Dianópolis, Marianópolis, Barrolândia, Monte Santo do Tocantins, Chapada de Areia, Paraíso do Tocantins e Pium.
DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES DE GESTÃO
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, ressaltou a força dos Comitês de Bacias e o compromisso do Estado com os colegiados existentes. “Proporcionam a descentralização das decisões de gestão, que passa a contar com a participação conjunta de seus integrantes locais. Hoje iniciamos o processo de criação do Comitê dos rios Coco e Caiapó. As decisões e os presidentes dos Comitês são recebidos nos municípios de sua região e respeitados, com a força de uma autoridade parlamentar. Mas o governo permanece junto, não lava as mãos, continua oferecendo apoio com suporte técnico e recursos para execução das ações”, afirmou.
PARLAMENTO DAS ÁGUAS
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, falou sobre o trabalho do comitê. “É um órgão colegiado de conciliação, que chamamos de parlamento das águas, uma instituição de descentralização de políticas públicas de gestão de recursos hídricos, onde os conflitos são solucionados com as decisões deliberadas pelos representantes dos segmentos de sua região, contando com o apoio do Governo do Tocantins, através da Secretaria do Meio e Recursos Hídricos e do nosso Conselho Estadual de Recursos Hídricos”, acrescentou.