O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) afirmou que um incêndio, que teve início na terça-feira, 19, atingiu campo de capim dourado localizado na região do Rio Novo, no Povoado do Mumbuca, a cerca de 70 quilômetros de Mateiros. Tão logo que identificou o foco de calor, via monitoramento por imagem de satélite, a equipe do órgão acionou a brigada para se deslocar até o local, mas devido às condições climáticas, o fogo se alastrou rapidamente. Além disto, a fiscalização levanta se o episódio deu-se início por causa natural ou foi um ato criminoso.
INVESTIGAÇÃO
O presidente do Naturatins, Renato Jayme, lamentou o episódio. “Recebemos com muita tristeza e com preocupação essa informação de um incêndio em uma região muito importante no Jalapão, porque é dali que vem a maior fonte de renda daquela comunidade. Então, imediatamente, com uma força tarefa, com a Polícia e os Bombeiros, além da nossa equipe de brigadistas, como toda uma estrutura de combate, estamos trabalhando no local. Principalmente com a prevenção, para evitar que isso ocorra novamente. E também estamos investigando as causas, se foi criminosa, vamos buscar de todas as formas identificar quem são essas pessoas e cumprir o que determina a lei”, avisou.
GUARDIÕES DO CAPIM DOURADO
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, explicou que a Operação Guardiões do Capim Dourado vai manter durante os próximos dias patrulhamento ostensivo com policiais 24 horas na comunidade. Contudo, a segurança no local vai durar todo o período da coleta do capim dourado com a PMTO destinado às equipes do Patrulhamento Turístico e da Força Tática. O Estado também está implementando medidas de prevenção, incluindo a conscientização da população local e de visitantes sobre os riscos de incêndio e a importância de seguir as orientações de segurança.
COLETA DO CAPIM
O período autorizado para a coleta das hastes do capim dourado teve início nesta quarta-feira, 20, e segue até o dia 30 de novembro. A permissão se estende a artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais cadastrados no Naturatins. Em 2023, 249 novas licenças foram emitidas.