O governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) se reuniu nesta quarta-feira, 5, com os deputados Cleiton Cardoso (PTC) e Ricardo Ayres (PSB), acompanhados dos prefeitos de Ponte Alta do Tocantins, Kleber Rodrigues (PSD); de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano (PSD); de Santa Tereza do Tocantins, Antônio Campos (PSB) e o presidente da Câmara de Ponte Alta do Tocantins, Railton de Souza (PTB). A criação de uma unidade especializada da Polícia Militar (PMTO) voltada para o turismo da região foi anunciada.
Companhia de Policiamento de Turismo
A Companhia de Policiamento de Turismo (CPTUR) será criada dentro da estrutura do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e terá bases avançadas no Aeroporto de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, no distrito de Taquaruçu, em Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Mateiros.
Apoio da Infraero
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disponibilizou uma sala no aeroporto de Palmas, onde funcionará a sede administrativa do CPTUR. As demais localidades citadas terão postos avançados para apoiar as patrulhas, quando em deslocamento, para os pontos turísticos da região. Dois veículos off road modelo Wrangler foram disponibilizados para essa nova modalidade de policiamento no Tocantins.
Policiamento de referência
De acordo com o governador, a região do Jalapão se tornou um dos principais roteiros turísticos do país, o que obriga o governo a oferecer estrutura que dê conforto e segurança aos turistas. “Estamos criando um policiamento de referência, com profissionais bem treinados e veículos de ponta, que colocará a Polícia Militar no patamar que hoje se encontra o turismo do Jalapão”, afirmou Wanderlei Barbosa. O secretário chefe da Casa Militar, coronel Márcio Barbosa também participou da reunião.