A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) promoveu seminário no âmbito do programa Alfabetiza Mais nesta segunda-feira, 11, na Escola Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Na ocasião, o Estado reconheceu o desempenho de 13 municípios – um de cada superintendência regional – na fluência leitora dos estudantes do 2° ano e no progresso de aprendizagem. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve presente na cerimônia que premiou: Ananás, Augustinópolis, Novo Alegre, Bernardo Sayão, Taipas, Presidente Kennedy, Aliança, Miranorte, São Félix, Abreulândia, Itacajá, Monte do Carmo e Santa Terezinha.
SELO PROFE
Os municípios foram premiados com o Selo Profe como forma promover e valorizar a melhoria da alfabetização, aprendizagens e da qualidade da educação no território tocantinense. O levantamento foi feito após o diagnóstico entregue pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Tocantins (Saeto). Precisamos cuidar do nosso recurso humano e fazemos isso ao realizar eventos como esses, em que professores e gestores são premiados por índices positivos, como os apresentados aqui”, defendeu Wanderlei Barbosa.
ENTENDA
Lançado no Estado em fevereiro deste ano, o Alfabetiza Mais integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Educação (Profe), no eixo Profe nos municípios, e surgiu após um levantamento da Seduc, que apontou que mais de 50% das crianças das escolas públicas do Tocantins não estão alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental. “”É um momento de reconhecimento de boas práticas, incentivando o nosso educador e nossos estudantes. Todas nossas crianças precisam ser alfabetizadas, por essa razão concentramos esforços em ações que potencializam o aprendizado delas”, acrescentou o titular da Seduc, Fábio Vaz.