O ministro da Justiça, Flávio Dino, entregou nesta quinta-feira, 21, novos equipamentos para os estados. O Tocantins foi contemplado com seis viaturas. A cerimônia contou com a presença dos secretários de Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, e o secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior.
PREVENÇÃO AO CRIME, CORREGEDORIA E HOMICÍDIOS
Das seis novas viaturas, três delas irão atender a Política Militar (PMTO) e as outras três a Civil (PC). Os veículos, caminhonetes com compartimento de detidos, serão empregados nas operações dos departamentos de Prevenção ao Crime, Corregedoria e Delegacias de Homicídios e Proteção às Pessoas. Os investimentos foram viabilizados pelo Plano de Ação na Segurança (PAS) e pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).
BUSCA ATIVA EM BUSCA DE RECURSOS
Wlademir Costa destacou o fortalecimento da infraestrutura. “Estar aqui recebendo essas viaturas, manifestando o apoio do Tocantins às políticas de segurança pública do governo federal, atende a determinação do governador Wanderlei Barbosa, de participar ativamente, buscar recursos e fazer a boa política que leva benefícios a nossa população”, afirmou.
REDUÇÃO DAS MORTES
O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins (PM), coronel Márcio Antônio Barbosa, afirmou que essas viaturas são um legado da Operação Paz. “Essa operação tem sido bastante produtiva, pois com ela aumentamos a presença ostensiva da PM nas áreas que tinham índices elevados de homicídios e conseguimos com ações pontuais e preventivas reduzir em 80% o número de mortes nessas localidades no segundo semestre de 2023 em relação ao 1º semestre, desde que iniciamos as ações da Operação Paz”, afirmou.