O governador Mauro Carlesse (DEM) assinou nesta segunda-feira, 16, um Decreto que altera a jornada de trabalho do funcionalismo estadual para 6 horas diárias. Também foi determinado o adiamento, por 30 dias, de todos os eventos programados pelo Executivo. As medidas se dão como forma de prevenção, entre outras já adotadas, à Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Pedido do Sisepe
A redução da jornada já havia sido solicitada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) na sexta-feira, 13, sob o argumento de que a medida reduziria em 25% o tempo de exposição do funcionalismo.
Até Ministério da Saúde indicar volta à normalidade
A nova jornada de trabalho dos servidores se dará das 8 às 14 horas e será mantida até que as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) indiquem uma volta à normalidade, quando também serão agendadas e divulgadas novas datas para realização dos eventos adiados.
Serviços essenciais mantidos
Apesar da medida, o governo esclarece que todos os serviços essenciais serão mantidos. As medidas visam à prevenção e foram tomadas com base no Protocolo de Adesão ao Comitê de Crise para prevenção do Vírus Covid-19, assinado no dia 12 de março pelo Executivo em parceria com órgãos governamentais, dos poderes Legislativo e Judiciário, forças de segurança estaduais e federais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades representativas de classes.
Visitas turísticas suspensas
O governo do Tocantins também decidiu suspender, por tempo indeterminado, o agendamento e as visitas turísticas no Palácio Araguaia, sede do Executivo estadual.