O Tocantins ficou sem energia elétrica por pouco mais de uma hora na manhã desta terça-feira, 15. Concessionária no Estado, a Energisa explicou em nota que o problema foi resultado de um “evento externo” no Sistema Interligado Nacional. Por medida de segurança, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) optou por interromper o serviço por volta das 8h30. A luz já está sendo restabelecida de forma gradativa. A causa ainda será apurada.
EM 25 ESTADOS
Não só o Tocantins, mas pelo menos 25 estados e o Distrito Federal acabaram afetados em todo o Brasil. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirma que houve uma interrupção de 16 mil megawatts na rede de operação Sistema Interligado Nacional (SIN), no Norte e Nordeste do Brasil. O problema afetou também a região Sudeste, devido à interligação das regiões.
As causas ainda estão sendo apuradas, mas a recomposição já foi iniciada e vários estados tiveram a energia restabelecida. (Com informações do site Metrópoles)
Leia a íntegra da nota:
“NOTA
A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.
Desde o início da ocorrência, por volta das 8h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema. A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte à hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado.
A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantis já começou a ser restabelecido de forma gradativa.”